Participação social

Nesta seção, são divulgadas informações referentes à realização de audiências públicas, consultas públicas ou outras formas de incentivo à participação popular, realizadas pela UFSC.

As manifestações destinadas à Ouvidoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) — incluindo elogios, reclamações, denúncias, solicitações, sugestões e propostas de simplificação — devem ser realizadas preferencialmente pela Plataforma Fala.BR (link externo), sistema integrado do Governo Federal para atendimento ao cidadão.

Alternativas de acesso:

  1. Presencialmente: Local: Térreo do Prédio da Reitoria I, Campus Reitor João David Ferreira Lima, Bairro Trindade, Florianópolis/SC, CEP 88040-900 (hall de entrada, junto ao Serviço de Informação ao Cidadão). Horário: Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
  2. Contato telefônico: Telefone: (48) 3721-995527.

Monitoramento e transparência:
Os resultados das manifestações podem ser acompanhados por meio do Painel Resolveu? (link externo) da Controladoria-Geral da União (CGU), que disponibiliza estatísticas sobre pedidos, prazos e respostas.

A Ouvidoria da UFSC também apresenta relatórios de gestão garantindo acesso público às informações institucionais.

Público-alvo:
A Ouvidoria é aberta a toda a comunidade (estudantes, servidores, docentes e cidadãos sem vínculo direto com a universidade) reforçando seu papel como canal democrático de participação social.

  • Audiências e consultas públicas

A UFSC registra em seu canal de nóticias informações sobre audiências e consultas públicas.

As nóticias recebem a tag específica para cada uma das atividades:

Audiências públicas (link externo)

Consultas públicas (link externo)

 

A administração universitária superior é realizada por intermédio de Órgãos Executivos Centrais (reitoria, vice-reitoria, pró-reitorias e secretarias especiais) e Órgãos Deliberativos Centrais.